01/05/2015

Fora de mim, resenha #2


Oi geente! Aqui é a Juju e hoje vim fazer mais um resenha pra vocês. O livro de hoje fala sobre uma garota, Melody, de onze anos que tem paralisia cerebral, na qual  só consegue mexer os dedões e é muda. Mas não é para termos pena dela, e sim admiração por ser uma garota tão inteligente e esforçada. 
Ao longo da história ela fala de algumas cenas da sua vida que ficaram marcadas na memória, da infância ao ponto de conseguir entrar na escola e, principalmente, mostrar e entender como é sua vida e mente.


Acho que o principal motivo de eu ter amado tanto esse livro é porque me envolvi muita na história, me senti como uma amiga. Percebi como a gente minimiza a inteligência de pessoas deficientes, pensamos que elas não vão conseguir ter o mesmo futuro. Mas a Melody me mostrou como é capaz de fazer amigos, entrar numa escola, participar das atividades escolar, ter suas "rebeldias" da pre- adolescência.
Além da história, adorei o jeito leve que o foi escrito, mas ao mesmo tempo muito envolvente. É uma obra fina, rápida e deliciosa de ler, suuper recomendo. 

Além da minha opinião, vocês terão a da Juh, que na verdade me emprestou esse livro:
Eu simplesmente devorei Fora de Mim. Li em três dias. O fato da narração vir da Melody, mostrando seus pensamentos e desejos, faz com que o enredo torne-se ainda mais viciante. A escrita envolve um assunto pesado de forma leve, é bem equilibrado. As crônicas citadas no início do livro são muito boas, confesso que na parte do concurso perdi um pouco do interesse. A minha favorita é a do Ollie - um peixinho que passava os dias nadando em círculos em seu mini aquário redondo e resolveu suicidar-se. Ok, parece deprimente, e até é, mas a vontade dela de ajudar, de tentar avisar a mãe e o desejo de poder levantar, andar até ele, pegá-lo e colocá-lo na água... algo tão simples que nem damos valor... sei lá, achei fantástico.

Então é isso meu amores! Espero que leiam o livro e tenham gostado do post.
Até sexta que vem! 
 Juju. 


8 comentários:

  1. Parece ser interessante. Só fiquei meio com o pé atrás na parte dela se rebelar (?)
    Ultimamente não tenho gostado muito de ler livros que mostrar os adolescentes como pessoas inconsequentes, o que é meio que uma verdade. Só que ao mesmo tempo, parece uma regra. Algo que é necessário que você faça. Espero que me compreenda.

    www.expectativasreais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, entendo sim e concordo! Mas a Melody não faz o que faz por ser adolescente e sim, por ser determinada como "inferior", isso considerando que os outros nem sabem o nível de inteligência dela... E é esse lado que o livro mostra.

      Excluir
  2. Amei só de saber que é um livro sobre uma menina com paralisia cerebral, nunca tinha visto um livro com essa temática!!

    www.amandaoliveirablog.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha ♥
    Beijos
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Juju. Não conhecia esse livro mas adorei a resenha, estou com muita vontade de ler. Adoro esses livros que nos fazem pensar, refletir sobre nos mesmos e sobre as pessoas. Realmente subestimamos muitas vezes alguém especial, diferente da gente, por isso é tão importante essa auto-analise e que legal um livro que relate isso. Incrível! Adorei mesmo. Beijão! http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Luly, você anda de skate? *------------*
    Esse livro é baseado em história real? Parece ser lindo, emocionante e motivador! *o*

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, parece lindo, vai pra minha listinha já.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir